Residência Médica: Como Funciona Essa Etapa Da Formação? Imedicina

· 2 min read
Residência Médica: Como Funciona Essa Etapa Da Formação? Imedicina

Só que a residência não é importante apenas pelo título, mas por diversos outros motivos. Afinal, quando você escolhe realizar uma residência médica, adquire uma série de conhecimentos aprofundados que não é possível na sala de aula, durante a graduação. Você aprende muito e consegue se dedicar integralmente à área que escolheu. A duração do curso pode variar de 2 a 4 anos, dependendo da especialidade que escolher — e essa carga horária inclui tanto atividades práticas quanto teóricas.

  • Os médicos residentes passam visita na enfermaria com o médico contratado e resolvem pendências e intercorrências à tarde.
  • Antes de definir o curso que deseja, vale considerar que alguns exigem uma residência médica prévia, enquanto outros estão abertos para recém-formados em medicina.
  • A CNRM, por sua vez, é composta por Ministério da Saúde, Educação e Previdência Social e entidades médicas, a exemplo do CFM.
  • Isso porque, quando um estudante termina o curso de graduação em Medicina, ele está formado como médico, mas não tem nenhuma especialidade definida ainda.


Vai entender mais sobre o diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos olhos, cirurgia oftalmológica e outros conteúdos relacionados. Portanto, a residência médica de Ginecologia e Obstetrícia, que é de entrada direta, sem a exigência de pré-requisitos, inclui questões relacionadas à fecundação, desenvolvimento do feto e parto. Mas você aprende também questões relacionadas a mamas, Oncologia, distúrbios hormonais e diversos outros elementos. A Cardiologia tem duração de 2 anos, nos quais você vai adquirir diversos conhecimentos sobre esse órgão e área de atuação, assim como as subáreas da Cardiologia, como transplantes, Cardiopatia, pós-operatório de cirurgias cardíacas, reabilitação, entre outras.


Departamento De Clínica Médica


Dessa forma, uma residência que não exige pré-requisito é chamada de R1, como é o caso da clínica médica. Porém, a Cardiologia, por exemplo, exige uma residência anterior em Clínica. Aperfeiçoar o conhecimento técnico e teórico dos médicos residentes,  rinoplastia mangaratiba rj  de comunicação e a prática de boas atitudes, para que se tornem especialistas de referência em Clínica Médica, no mercado de trabalho e em todo o meio profissional. Profissionais qualificados e experientes, interação com equipe multiprofissional e acesso à alta tecnologia diagnóstica e terapêutica. Treinamento em unidades de internação e rodízio em setores especializados.

Sobre O Programa De Residência Médica Do Hospital Santa Casa De Misericórdia De Vitória (hscmv)


Durante a residência, você vai aprender tudo sobre o organismo infantil, desde as doenças mais comuns, diagnósticos e tratamentos até o  manejo da criança durante uma consulta, incluindo competências relacionadas ao cuidado e empatia. Após a conclusão, as possibilidades de inserção no mercado são bastante diversas. É possível trabalhar em clínicas públicas e particulares, hospitais e nos órgãos do SUS.




Esta é uma etapa que é bem concorrida e depende de aprovação em um processo seletivo, similar ao vestibular da universidade. “A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos. Quando cumprida integralmente, dentro de determinada especialidade, confere ao médico-residente o título de especialista”. Além de todo o conhecimento prático adquirido, a grande vantagem sobre qualquer outra carreira  é que no lugar de pagar mensalidades pela extensão de ensino, os residentes recebem uma bolsa-auxílio durante o período da extensão.